Primeiramente, peço desculpas por não ter conseguido postar esse texto ontem, o que seria bem mais apropriado.
No ano de 1962, por meio de Decreto presidencial, o ilustre guerreiro Antônio de Sampaio foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, em reconhecimento a sua bravura.
Antônio Sampaio nasceu em 24/05/1810. Em 1830, com 20 anos, alistou-se voluntariamente no 22º Batalhão de Caçadores, sediado onde, atualmente, situa-se a cidade de Fortaleza-CE. Passados apenas dois anos do alistamente, veio o seu "batismo de fogo", no que ficou conhecido como "Encontro de Icó", uma rebelião que, à época, se opunha à abdicação de D. Pedro I. Teve destaque em diversos conflitos e revoluções internas, como a cabanagem, balaiada, guerra dos farrapos e revolução praieira. Em 1965, por merecimento em razão da demonstração de bravura e honra, já ocupava o posto de Brigadeiro. Entre os anos de 1962 e 1965, Sampaio recebeu seis condecorações de D. Pedro II, em razão dos seus atos.
Seu momento de glória ocorreu em 1866, na campanha da Tríplice Aliança, quando liderou a "Divisão Encouraçada" na transposição do Rio Paraná e nas batalhas da Confluência e do Estero Bellaco.
Foi então que lhe coube liderar a Marcha para Tuiutí, e realizar o perigoso reconhecimento na chamada "Linha Negra", onde seu regimento conseguiu preciosas informações. A batalha do Tuiutí foi a maior batalha campal ocorrida na América do Sul - cerca de 50.000 homens em armas .
Na mesma batalha do Tuiuti, no dia 24/05/1866 - seu aniversário - o então Brigadeiro Sampaio, partiu com a 3ª Divisão em direção ao inimigo. Durante o ataque, sofreu três ferimentos, mas não deixou de impulsionar seus valentes infantes até a total destruição do inimigo.
Ironia do destino, Antônio Sampaio não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer dentro de um navio-hospital, que o levava para Buenos Aires.
Foi com seu sangue que Antônio Sampaio legou um ideal de liderança, bravura e honra, eternizando-se na história do Exército Brasileiro como um exemplo de Infante.
Parabéns aos meus irmãos, membros da Cia. Charlie, Infantaria do Grupo de Paintball Dragão Azull. Que a Bravura, honra e disciplina do Infante Antônio Sampaio sirva de paradigma para a postura de nossa companhia.
D.A. 06 - 2º Comando Cia. Charlie
Nasceu um Dragão!! Charlie!!
Fonte: http://www.10rm.eb.mil.br/arq/A_10rm/per_historicas_index.php
"Soldados rastejavam, me seguiam; baionetas cruzavam, tiniam, espetando a morte, furando o vento; várias vezes fui ferido, levantei, prossegui, mas um dia fiquei caído, nos campos de Tuiuti. Era maio, mesmo dia em que nasci, parti, mas não morri, porque a morte, por mais que tente, por mais que dura, valente, não mata nunca a audácia, a bravura, a vida ... um infante." Antônio Sampaio