Meritocracia tem seu significado desvendado do latim (mereo = merecer, obter) e do grego (kratos = poder). Assim, pela própria análise dos radicais da palavra, se pode observar que se trata de um sistema (de um governo ou de uma organização) onde se leva em conta o mérito de cada indivíduo para que ele obtenha uma evolução, na cadeia hierárquica da organização que utiliza esse sistema.
Em resumo, pode-se dizer um indíviduo ganhará reconhecimento e, consequentemente, evolução, dentro de sua organização, de acordo com seus méritos, que, obviamente, serão notados de acordo com a sua postura, sua conduta, empenho em realizar suas tarefas.
Diversos valores podem balizar o reconhecimento de um indivíduo no sistema da meritocracia. Os mais comuns são a moral, educação, aptidão específica para a função, e comprometimento.
Obviamente que existem opiniões contrárias, mas a meritocracia é o sistema de avaliação que proporciona maior justiça do que outros sistemas de hierarquia, uma vez que as distinções ocorrem pela recompensa aos esforços do indivíduo, e não pelos tradicionais padrões de cor, raça, posição social, etc.
De uma maneira mais simplificada, mas não diferente, ocorre dentro de nossa companhia.
É inevitável não fazer uma distinção entre os honrados guerreiros comprometidos com o nosso grupo, que cedem parte do seu atarefado dia em prol do melhor para todos, daqueles que sempre "dão um jeitinho" de não se fazer presente.
No último treino, enfrentamos um frio "de renguear cusco". Tínhamos um treino intensivo para aspirantes, as 9h, sendo que o treino normal teria início as 10h. Para a minha surpresa, todos os Charlie que compareceram ao treino anteciparam-se, chegando as 9h, para aproveitar o intensivo dos aspirantes.
Isso demonstra vontade e comprometimento com os objetivos do grupo.
Importante ressaltar a presença dos aspirantes D.A. 43 (esse estava de plantão no seu serviço, durante o fim de semana. Mesmo assim, compareceu no sábado e no treino de domingo) e D.A. 93.
Agradeço aos meu irmãos D.A. 17, D.A. 30 (que retornou ao seu posto de batedor em grande estilo), D.A. 45 e D.A. 64, pela presença no treino desde as 9h. Essa postura é uma forma de reconhecimento ao esforço do nosso Cap. D.A. 02, que saiu de sua casa as 9h para estar no campo, com todo o frio, para passar um pouco do se conhecimento aos novatos e aos demais presentes.
Problemas todos temos, sem exceção. E, como diz o comandante D.A. 77, problemas surgem, uns maiores outros menores. A capacidade de resolvê-los depende da capacidade dos responsáveis envolvidos.
O recado está dado: a meritocracia existe, é o sistema de hierarquia na nossa companhia, custe o que custar, doa a quem doer.
Uma ótima semana a todos
__________________________
D.A. 06 - 1º Comando Cia. Charlie
Nasceu um Dragão!! Charlie!!